Dr. Ricardo Esper

Ricardo Esper

A receita de óculos tem validade? Sim, entenda os motivos.

Informações confiáveis e atualizadas para o cuidado da sua visão.

Quer ter uma vida plena e com qualidade? Cuidar da sua saúde é um ato de amor próprio e não é nada complicado, basta manter uma rotina de visitar diferentes especialidades médicas todos os anos. Se estiver tudo bem, pode seguir com tranquilidade, mas se algo for identificado, certamente o melhor tratamento será indicado para você.

E quando preciso renovar minha receita de óculos?

Na oftalmologia assim como em todas as especialidades médicas, o indicado é que as pessoas realizem consultas de rotina ao menos uma vez por ano, outras pessoas podem ter esse período mais curto por recomendação médica.
Na prática uma receita de óculos tem em média validade de 1 ano, algumas podem ser de 6 meses ou até menos, a depender da recomendação médica de acordo com o que foi diagnosticado em cada caso.

Sua receita de óculos tem mais de um ano ou não se lembra?

Então está na hora de marcar uma consulta oftalmológica de rotina!
Na consulta o seu médico oftalmologista realiza uma série de protocolos e exames para não somente identificar e ajustar o seu grau, mas uma avaliação geral da sua saúde ocular.

Visitar regularmente o oftalmologista traz qualidade de vida com uma visão sempre ajustada e também é fundamental para a prevenção de formas graves das diversas condições oculares que podem ser identificadas em estágios iniciais.

É preciso ter uma receita para fazer óculos de grau?

Sim, é muito importante que você tenha uma receita de um oftalmologista para fazer seus óculos de grau. Isso ocorre porque cada pessoa tem um grau de correção visual único.
A prescrição detalhada em uma receita permite que os óculos sejam feitos sob medida para atender às necessidades específicas de correção de visão de cada indivíduo.

Para refletir

Tenha sempre mãos sua receita de óculos atualizada. Usar receitas antigas pode prejudicar sua visão pois em alguns casos o grau muda significativamente.

  • Não desperdice tempo nem dinheiro! Evite investir em novos óculos e lentes com receitas desatualizadas, afinal, graus inadequados podem prejudicar a sua visão e certamente novas lentes serão necessárias.
  • Com a receita atualizada em mãos, busque óticas confiáveis que oferecem armações e lentes do boa procedência.
  • Com o óculos em mãos, certifique-se de checar se a lente confeccionada segue à risca o seu receituário. Geralmente as clínicas oftalmológicas possuem o aparelho que faz essa checagem, peça informações na sua.