Dr. Ricardo Esper

Ricardo Esper

Retinopatia Hipertensiva: quando a pressão alta compromete a visão

Informações confiáveis e atualizadas para o cuidado da sua visão.

Não é novidade para ninguém que a pressão alta faz muito mal para a saúde geral das pessoas, por esse motivo a aferição de pressão faz parte e é uma das primeiras ações nos exames de rotina. É preciso prevenir sempre e tratar qualquer condição identificada na pressão do indivíduo, antes que problemas mais graves ocorram, como doenças cardiovasculares: infarto, AVC, entre outras perigosas consequências.

Este artigo foi postado hoje, dia 17/05 que é uma data muito especial, é o Dia Mundial da Hipertensão, comemorado anualmente em 17 de maio com o objetivo de alertar a população para os riscos dessa doença tão perigosa.

Você sabia que a pressão alta pode comprometer a visão?

A Hipertensão Arterial Sistêmica (conhecida popularmente por pressão alta) quando mal controlada por um longo período, também pode causar efeitos na visão. Há o risco de ocorrer a Retinopatia Hipertensiva, uma condição na retina dos olhos que é uma grave consequência da hipertensão.

Como ocorre a Retinopatia Hipertensiva?

Com o quadro de pressão alta mal controlada por longo período, os vasos ficam mais finos e mais rígidos, o que impede a chegada de sangue, nutrientes e oxigênio à retina e pode causar hemorragias na região. Esta condição pode causar uma perda significativa da visão e ainda aumenta os riscos de complicações como obstruções vasculares da retina que são extremamente graves, causam perda acentuada e imediata da visão, necessitando uma avaliação de urgência.

Retinopatia Hipertensiva apresenta sintomas?

Como muitas condições graves nos olhos, esta também é silenciosa nos estágios iniciais, sem que qualquer sintoma possa ser percebido precocemente. Infelizmente quando os sintomas aparecem já é sinal que a doença se encontra em estágio avançado. Alguns sintomas são:

  • Piora na qualidade da visão;
  • Aumento da sensibilidade à luz e a ocorrência mais comum de dores de cabeça;
  • Perda de visão central ou periférica;
  • Manchas na visão;
  • Distorções na visão de maneira geral.

Pelo fato de muitas condições oculares não apresentarem sintomas em fases iniciais, as consultas de rotina se tornam indispensáveis para a manutenção da saúde ocular, já que os tratamentos para controlar e até mesmo reverter problemas graves se tornam muito mais eficientes quando iniciados precocemente.

Realize check-ups médicos com regularidade, ao menos uma vez ao ano e mantenha sempre as consultas oftalmológicas na sua rotina de cuidados com a saúde.